Viver 100 anos – O Sono

Desta vez, venho para cumprir o que prometi no primeiro post dessa série, falando do terceiro pilar da base da pirâmide da longevidade, a REPARAÇÃO ou Reposição, cujo representante maior é o sono.

Já foi dito que para se ter uma vida longa e saudável, você precisa se alimentar bem, exercitar bem, dormir bem e interagir bem com o meio onde vive. Assim, depois de ter alimentando para enfrentar a batalha do dia, chega o momento de repor as energias. Isso se faz com o sono.

O sono, portanto, promove a “Reparação” do desgaste sofrido durante o trabalho, do estresse sofrido durante o dia e do gasto energético com o esforço físico praticado. Também faz parte da “Reparação”, o repouso no fim de semana e as férias. Não precisa ser necessariamente férias de trinta dias. Para fins de “reparação”, uma semana de folga já nos regenera completamente.

Através do sono nós descansamos e produzimos uma série de hormônios essenciais à vida. Dentre estes o GH – Hormônio do Crescimento e a Melatonina têm grande destaque. Também a Leptina é produzida durante o sono e a produção do cortisol que se inicia na madrugada também depende de um bom sono.

O GH – sigla inglesa de “Growth Hormone”, na fase adulta regula a renovação celular, fator marcante para se ter uma longevidade saudável. A melatonina é o hormônio indutor do sono e o mais poderoso antioxidante que nosso corpo produz. Isso dá para imaginar sua importância para uma vida longa com plena saúde.

A leptina é o hormônio que sacia a fome, portanto, quem não dorme bem tem tendência a engordar. Já o cortisol tem importância vital para o ser humano. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, atua no sistema imune e controla os níveis de açúcar no sangue, assim como a pressão arterial.

Então, está esperando o que para ir dormir?

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa