Viver 100 anos – Os 4 Pilares

Nesse post vou mostrar os 4 pilares da vida plena – Viver 100 anos com saúde. 

INTRODUÇÃO  (Primeiro Recado)

Você pode viver cem anos. Sim, com vigor na voz, no raciocínio, com lucidez, sem depender de outras pessoas para comer e trocar de roupa.

Verdade?!

Sim. Tudo depende basicamente de você mesmo.  Nesse e em mais quatro posts, cujos títulos serão sempre precedidos  das palavras “viver 100 anos…” que serão complementados com os diversos temas, eu vou mostrar como fazer isso e você vai ver que você pode. A nutrologia e a medicina integrativa é o meio mais eficiente para buscar uma vida saudável.

Saindo dos riscos acidentários como acidente de carro, tsunamis, vendavais, terremotos e latrocínios, existem QUATRO PILARES que formam a base de uma vida longa e de saúde plena. Esses quatro pilares (que formam uma pirâmide) são a nutrição, a mobilização (exercício), a regeneração (descano, sono) e a interação.

Em suma, você deve se nutrir bem, mobilizar-se bem (exercícios), regenerar-se bem (sono) e interagir bem com tudo que lhe rodeia. Eu posso lhe assegurar, de forma cristalina, que mais de noventa por cento das pessoas que seguir esses princípios viverão mais de noventa anos. É o que vou demonstrar à frente.

Nesse “post” eu quero lhe desafiar, preparando você para pensar junto comigo nos próximos textos que vou preparar. Vem comigo? Você está fazendo uma boa nutrição? Comendo certo, bebendo certo, absorvendo os “elementos vitais” da natureza de forma correta?

E sua mobilização (exercícios, lazer, passeios) está sendo bem feita? E o sono, tem sido regenerador para repor as energias? Você ronca? Dorme com luzes acesas? Mais ainda. Você interage com seio meio ambiente (amigos, natureza, família)? E por fim acredita no que faz, crê em uma força suprema que lhe ajuda em tudo?

Faça isso.

Você pode fazer isso em apenas dois minutos ou em dez. Fica ao seu critério. Leia os próximos textos, quando vou discorrer sobre cada tema. Para interagirmos, deixa algum comentário. Será bom saber o que tem a dizer.

NUTRIÇÃO, A BASE DA VIDA – (ou da morte?)

A NUTRIÇÃO é o pilar mais importante dos quatro que vou explicar. Isso se explica por que através da nutrição o organismo recebe os meios da sua sobrevivência.

Sem os outros elementos você consegue viver por um tempo, mas sem comida jamais. Paradoxalmente, com a mesma nutrição o organismo pode sucumbir. Isso, aliás, é o que tem acontecido nos dias de hoje com muita frequência.

MOBILIZAÇÃO (exercício, esporte, trabalho)

O segundo pilar da “pirâmide da longevidade” é a MOBILIZAÇÃO. Inclui aqui o exercício, bem como o trabalho e uma atividade física lúdica, ou seja, prazerosa.

Um corpo humano que não se movimenta morre. Fomos concebidos para nos mover e a razão disso é a sobrevivência. O homem, nos seus primórdios, precisava de grande mobilização, tanto para caçar sua comida, como para fugir do perigo.

O elemento mais falado e conhecido do tema MOBILIZAÇÃO é o exercício físico. Sem dúvida é o elemento de maior relevância, mas a mobilização envolve outros elementos importantes, como o trabalho e o esporte.

Aliás o homem primitivo não tinha academia. O homem do campo não tem academia e é muito forte. O gari não precisa frequentar nenhuma academia e não é gordo.

 

 Consultas com Dr. Abidias Barros – Nutrólogo 

Fones: (73)3011-5055 ou 99872-5505

REGENERAÇÃO (sono e descanso)

O sono promove a “Reparação” do desgaste sofrido durante o trabalho, do estresse sofrido durante o dia e do gasto energético com o esforço físico praticado. Também faz parte da “Reparação”, o repouso no fim de semana e as férias. Não precisa ser necessariamente férias de trinta dias. Para fins de “reparação”, uma semana de folga já nos regenera completamente.

Através do sono nós descansamos e produzimos uma série de hormônios essenciais à vida. Dentre estes o GH – Hormônio do Crescimento e a Melatonina têm grande destaque. Também a Leptina é produzida durante o sono e a produção do cortisol que se inicia na madrugada também depende de um bom sono.

A Interatividade

O conceito de interatividade, modificado por mim, é “a ação de influência mútua entre pessoas e/ou grupo de pessoas (onde cada um pode torna-se estímulo um do outro) a partir da relação de cooperação e colaboração, bem como a influência mutua com o meio ambiente onde vivem essas pessoas.” Sei que há um certo proselitismo nesse conceito, mas minha utopia é essa mesmo, que as pessoas reflitam sobre essa ideia e passe a segui-la para assim viver melhor.

Interagir é você bater um papo com um amigo, acariciar seu pai, sua mãe, seu filho. Dizer para seus entes queridos uma pequena frase milagrosa: “eu te amo.” Interagir é apreciar, tocar as flores do seu jardim ou do seu pequeno vaso, apreciar a paisagem, chegar na praia e fechar os olhos e só escutar o barulho das ondas.

Pode ter certeza que isso faz uma diferença dramática na sua qualidade de vida e na sua longevidade.

Consultas com Dr. Abidias Barros – Nutrólogo 

Fones: (73)3011-5055 ou 99872-5505

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa