Viver 100 Anos – Exercícios (mobilidade)

O segundo pilar da “pirâmide da longevidade” é a MOBILIZAÇÃO. Inclui aqui o exercício, bem como o trabalho e uma atividade física lúdica, ou seja, prazerosa. Vamos falar melhor sobre o significado de cada um agora.

 

Quer saber? Então continue lendo.

Um corpo humano que não se movimenta morre. Fomos concebidos para nos mover e a razão disso é a sobrevivência. O homem, nos seus primórdios, precisava de grande mobilização, tanto para caçar sua comida, como para fugir do perigo.

O elemento mais falado e conhecido do tema MOBILIZAÇÃO é o exercício físico. Sem dúvida é o elemento de maior relevância, mas a mobilização envolve outros elementos importantes, como o trabalho e o esporte. Aliás o homem primitivo não tinha academia. O homem do campo não tem academia e é muito forte. O gari não precisa frequentar nenhuma academia e não é gordo.

Mas a academia, que batizei de “Templo da Saúde”, é hoje em dia uma necessidade primordial para grande parte da população, para sair do vício do sedentarismo. Especialmente para a população urbana, cujo trabalho não requer grande gasto calórico.

Através do exercício você queima calorias, equilibrando o peso corporal. Com exercícios você o melhora o metabolismo e carreia mais oxigênio para as células. Também, por meio dos exercícios você produz hormônios. Os hormônios são elementos importantíssimos para a vida, como testosterona, adrenalina e endorfina, que lhe darão força, agilidade e relaxamento.

Além do mais o exercício preserva a mobilidade e a força muscular. Além de tudo, o exercício é um poderoso preventivo do infarto do coração, do diabetes tipo II e da hipertensão arterial.

Esporte e trabalho são essenciais

O esporte é um elemento ligado ao princípio da MOBILIZAÇÃO de suma importância. Com ele se faz exercícios, cujos benefícios já foram ditos acima. Além de tudo o esporte promove prazer, interatividade, diversão que implica em melhora do humor e autoestima.

O trabalho fazendo parte da MOBILIZAÇÃO vai promover a realização pessoal, o sustento pessoal e familiar, sentimento de utilidade e também facilita relacionamentos. Através do trabalho também se gasta energia, o que contribui de forma direta para manter seu corpo saudável.

Diante de tudo isso, eu acredito que você já concluiu que quem não se mobiliza morre. Uma pessoa que vive estática, parada, ou seja, passa a maior parte da sua vida sem a prática de exercícios, sem trabalhar e sem praticar algum tipo de esporte, está fadado a morrer bem mais cedo.

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa