Seu Filho Come o Que Você Come

 

 

Se você bebe refrigerantes, usa açúcar, come margarina, requeijão cremoso, batata frita e chips não queira obrigar seu filho a ter uma alimentação saudável. Você é o herói ou heroína da vida dele. Ele vai lhe seguir em tudo.

Enquanto a criança está na fase de amamentação e até os dois ou três anos de idade é relativamente tranquilo “forçar” uma alimentação saudável para ela. Entretanto, depois que ela descobre que você come diferente, certamente vai querer esse algo diferente também. Aí, ao experimentar, ela vai descobrir aqueles sabores maravilhosos que papai e mamãe estão comendo e bebendo. Pronto, acabou tudo que você fez nesse tempo todo. Sua criança saudável vai começar o processo de adoecimento nutricional.

Não resta dúvida que você dando uma alimentação saudável ao seu filho, até que ele descubra as delícias de sabores dos venenos, a chance dele continuar comendo coisas saudáveis é maior, no entanto, na maioria das vezes a criança passa a ser muito seletiva e dispensa tudo que não seja “gostoso”.

Aí não adianta forçar a barra, botar de castigo. Tem que oferecer sempre diversas opções de alimentos e você também comer aquilo que você diz para ela que é bom e saudável. Tem que dar exemplo. No início ela vai continuar rejeitando, verá sempre um bocado de comida sendo jogado fora, mas vai ter um momento que ela vai começar a comer também.

Muitos especialistas na “psicologia nutricional” recomendam que não force a barra, só oferecendo o que a criança não gosta. Faça com que no prato tenha coisas que ela gosta juntamente com aquelas saudáveis que ele não gosta. Nesse momento eu recomendo que procure comer aquilo que seu filho não gosta, fazendo comentários que esse alimento vai dar mais saúde, ter mais disposição para trabalhar, estudar e brincar, ficar forte. Enfim, tudo que puder estimular a criança experimentar um alimento saudável.

Nunca seja chato, carrasco com seu filho. Na esmagadora maioria das vezes ele está seguindo o que você faz. Então se alimente de forma saudável, seu filho vai lhe acompanhar, pode apostar nisso.

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa