Nascidos de Cesariana Podem Ficar Obesos

 

Crianças nascidas de parto cesariana têm maior probabilidade de se tornarem obesas na adolescência e quando adultos. Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores de Harvard e publicado pelo jornal “JAMA Pediatrics” em novembro de 2016.

Nessa pesquisa científica os autores, durante 16 anos, acompanharam 22 mil crianças desde setembro de 1996 até dezembro de 2012, num estudo prospectivo chamado na ciência de “cohort”. Os resultados mostraram que a incidência de obesidade nas pessoas nascidas de cesarianas foi 15% maior do que naquelas nascidas de parto normal.

Os pesquisadores, separaram mães com sobrepeso e obesas durante a gestação, assim como aquelas com hipertensão e ainda assim, a tendência de sobrepeso e obesidade nos nascidos de cesárea continua marcante.

Fizeram também uma comparação interessante, entre irmãos nascidos de parto normal e cesárea. Bingo! Os o irmão nascido de cesariana teve 65% de aumento de risco de obesidade na adolescência e idade adulta.

A possível causa para isso, levantada pelos autores, está relacionada com a microbiota intestinal, as bactérias “do bem” do intestino humano. A hipótese, que carece de estudos mais acurados, baseia-se no fato que a criança de parto normal é impregnada pelas bactérias do trato vaginal durante o parto, o que não ocorre com a criança de parto cesárea, visto que ela nasce num ambiente completamente estéril, para evitar infecções após a cirurgia.

Em face disso os cientistas recomendam que os médicos e pais avaliem muito bem a indicação de cesariana se não houver uma indicação médica absoluta para a mesma.

Mas, sabendo disso, se você tem um filho nascido de cesariana, o melhor é cuidar disso mais cedo. Começa-se com uma orientação nutrológica adequada para prevenir sobrepeso e obesidade, o que pode ser feito por um médico nutrólogo e um nutricionista, além de educar essa criança para uma atividade física permanente, começando na fase escolar.

Dr. Abidias Wan-De-Rey de Barros
Nutrólogo – Medicina Integrativa

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa